Leitura de Maio do CCL

Ilíada, vai ser a nossa leitura de maio e primeira leitura do Clube Clássicos de Leitura. Finalmente avançamos para uma leitura em comunidade! É tão bom ter com quem partilhar um livro, um clássico, sinto um nível de contentamento que me leva a sentir uma centelha de felicidade :).

Comecemos então, por partilhar aqui, como irei organizar esta leitura:

  • 24 Cantos lidos em 24 dias;

  • 30 minutos de leitura por dia;

  • Antes do pequeno-almoço, enquanto tomo o chá da manhã.

Ao fim de 24 dias teremos lido 559 páginas! Não é fantástico?

A leitura é como a vida, deve ser lida uma página de cada vez, respirando lentamente enquanto se lê. Sentir o papel deslizar por entre os dedos, ler palavra após palavra, sentir a respiração que nos tranquiliza todo o ser. Esse saber ninguém nos tira, ficará sempre connosco. O quanto viajamos, nos conectando com outros mundos, outras vidas, outras realidades, outras emoções que por vezes se assemelham tanto com as nossas.

Tenho o péssimo hábito de me apaixonar pelas personagens com quem me cruzo ao ler, também sofro do mesmo mal com os escritores. Apaixonar-me por escritores de outros tempos e que já não se encontram nesta dimensão à muito, é uma das minhas fraquezas preferidas. Apaixonei-me por Joachim Ziemssen da Montanha Mágica de Thomas Mann e por Herman Melville por causa de Moby Dick, por Rainer Maria Rilke… gosto de conversar com Kafka e com Fiódor Dostoiévski, considero-os grandes amigos e companheiros de madrugadas de insónia. Enfim, talvez deva dormir mais.

Assim, página a página, vamos lendo devagarinho e construindo um porto seguro no coração. Aconchego que nos acolhe em conforto e solitude, despertando para uma precepção de tudo o que em nós existe. Marcamos presença no nosso mundo que é também de todos, mas que aqui, por entre leituras, libertamos uma emoção de pertença e de participação de algo mágico e precioso, que é a vida.

A leitura faz tudo isso? Isso e muito mais. A leitura também é liberdade! 

Fica o convite para me acompanhares nesta leitura de maio com Ilíada de Homero e em muitas outras leituras, que assim desejo que venham a acontecer. Vamos juntos descobrir a magia dos clássicos, o mundo da literatura ancestral que tanto nos conforta e transporta para um tempo que já passou, mas que ainda se mantém algures no espaço do universo.

Poderá saber mais sobre o Clube Clássicos de Leitura aqui, veja o vídeo sobre este tema no canal Contém Livros no YouTube.

Até já! 🪻📚

Maria Antonieta Campos

Olá! Sou a Maria Antonieta Campos, mãe de três, poetisa, produtora de conteúdos digitais. Em 2019 mudei-me com os meus filhos, para uma casa algures numa aldeia de Portugal. Desde então, passo muito tempo na cozinha, cozinhando e ouvindo música, despertando os meus sentidos para a vida doce e para o bem comer. Pacifista, amante da Natureza e de tudo aquilo que fazemos parte, encontro na vida do campo um modo slow de viver, aprendendo a ser autónoma e a ultrapassar a cada dia, as dificuldades que uma rapariga nascida e criada na cidade, naturalmente encontra ao chegar à aldeia. Livros e pão são a minha paixão, paz é o meu lema. O Contém Livros surgiu aqui, nesta casa em 2020 com uma etiqueta colada na testa, que ao fim e ao cabo, esta etiqueta, diz quase tudo sobre mim…

https://instagram.com/mimaria.campos?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Anterior
Anterior

Concluindo Abril Iniciando Maio

Próximo
Próximo

Horizonte